UM DOS SEUS MELHORES AMIGOS SERÁ UM ROBÔ ?

 

Se essas primeiras duas décadas do Século 21 pudessem ser definidas por uma única palavra, provavelmente essa palavra seria Conectividade.

O rápido avanço tecnológico, aliado à facilidade de acesso aos equipamentos e aplicativos, gerou uma mudança brutal nas relações entre nós... e as máquinas.

 

No início da internet a conectividade se limitava a um “cabo” ligando um computador a outro e  com o advento do Facebook, WhatsApp, Instagram etc., as conexões não se limitavam mais a ser entre computadores e passaram a ser entre pessoas, até que foram introduzidas tecnologias  sensoriais, unindo pessoas a coisas, por meio de sensores que no início faziam coisas simples e hoje fazem veículos estacionarem sozinhos e aviões navegarem em segurança, tudo por comando remoto e muitas vezes usando reconhecimento de voz ou face.

 

Nestes últimos tempos, estamos vivendo cada vez mais intensamente uma nova fase da conectividade, aquela entre pessoas e serviços, com o uso da IA-Inteligência Artificial, aquela mesma que só porque você viu um anúncio de uma bicicleta, toda vez que você acessa a rede, sua tela se enche de outros anúncios semelhantes, parecendo que “o computador entende” exatamente o que você está pensando.

 

A exceção do meio científico, talvez o segmento de mercado que está mais avançado em IA seja o bancário. Quem ainda não tirou dúvidas ou não acessou telas e serviços fazendo perguntas a um robô, sem aquele enfadonho e irritante processo do “se desejar A, tecle 1, se você quer B, digite 2... e se desejar desligar, digite ...”

Embora estes quatro níveis de conectividade (computador a computador, pessoa a pessoa, pessoa a coisas e pessoas a serviços) estejam convivendo simultaneamente, as conexões entre pessoa a pessoa e pessoa a serviços tendem a crescer e impactar de maneira mais veloz o nosso dia- a -dia.

 

Por isso, prepare-se, talvez daqui a algum tempo, quem sabe, um dos seus melhores amigos não será um robô holográfico?

Conecte-se e mantenha-se conectado.  

Ocimar Melloni é Diretor da Connect Team